quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cientistas 'encolhem' foto da 'Playboy' para tamanho de fio de cabelo


Foto: Nature
Foto de modelo sueca foi colorida usando nanodiscos de metal ao invés de tintas
Um grupo de cientistas de Cingapura encolheu a página central de uma edição da revista Playboy até o tamanho de um fio de cabelo humano, utilizando uma nova técnica de impressão em cores.
Uma equipe da Agência de Ciência, Tecnologia e Pesquisa (A*STAR, na sigla em inglês) imprimiu uma foto colorida da revista que mede somente 50 micrômetros (0.00005 metro) de um lado a outro.
Na publicação científica Nature Nanotechnology, os cientistas afirmaram que o método usado para imprimir a foto pode produzir imagens coloridas de até 10 mil pontos por cada 2,5 centímetros - 10 vezes mais que uma impressora caseira.
Ao invés de usar tintas normais e impressão convencional, eles produziram as cores usando nanopartículas de prata e ouro "incrustadas" em uma superfície de silicone.

De acordo com eles, o método pode ser usado para imprimir marcas d'água ou mensagens secretas para fins de segurança.
"Nossa estratégia de mapeamento de cores produz imagens que têm, ao mesmo tempo, mudanças bruscas de cor e tênues variações de tom, suporta um grande volume de impressões coloridas e pode ser útil para criar micro-imagens para segurança", diz a pesquisa.
A foto usada na experiência é um corte do retrato de Lena Soderberg, uma modelo suíça, que apareceu originalmente em uma edição de 1972 da Playboy.
Esta mesma imagem é comumente usada para testar novas técnicas de impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário