sexta-feira, 25 de maio de 2012

Instrumentos mais antigos de música encontrados


Mammoth flauta de marfimPesquisadores identificaram o que dizem são os instrumentos mais antigos conhecidos musicais do mundo.
As flautas, feitos de osso e marfim de mamute ave, vêm de uma caverna no sul da Alemanha, que contém elementos de prova antecipada para a ocupação da Europa por humanos modernos - Homo sapiens .
Os cientistas usaram datação por carbono para mostrar que as flautas foram entre 42.000 e 43.000 anos de idade.
Uma equipe liderada pelo Prof Tom Higham da Universidade de Oxford ossos de animais datados nas camadas de terra mesmos as flautas em Geissenkloesterle Caverna de Swabian Alemanha Jura.
Prof Nick Conard, da Universidade de Tuebingen pesquisador que identificou o anterior detentor do recorde para o mais antigo instrumento em 2009 , foi escavadeira no local.
Ele disse: "Estes resultados são consistentes com a hipótese de que fizemos há alguns anos que o rio Danúbio era um corredor-chave para o movimento de seres humanos e inovações tecnológicas para a Europa Central entre 40,000-45,000 anos atrás.
"Geissenkloesterle é uma das muitas grutas da região, que produziu importantes exemplos de ornamentos pessoais, a arte figurativa, imagens de mítica e instrumentos musicais."
Os instrumentos musicais podem ter sido usadas em recreação ou para rituais religiosos, dizem especialistas.
E alguns pesquisadores argumentaram que a música pode ter sido uma de um conjunto de comportamentos exibidos por nossa espécie, que ajudaram a dar-lhes uma vantagem sobre os neandertais - que foram extintas na maior parte da Europa de 30.000 anos atrás.
Música pode ter desempenhado um papel na manutenção de grandes redes sociais, que podem ter ajudado a nossa espécie expandir seu território à custa dos neandertais mais conservadores.
Os pesquisadores afirmam que as evidências datando de Geissenkloesterle sugere que os humanos modernos entraram na região do Danúbio Superior antes de uma fase extremamente frio climática em torno de 39,000-40,000 anos atrás.
Anteriormente, os pesquisadores argumentaram que os humanos modernos migraram inicialmente até o Danúbio, imediatamente após este evento.
"Os seres humanos modernos durante a [esta] período foram na Europa Central, pelo menos, 2.000-3.000 anos antes dessa deterioração climática, quando enormes icebergs parido das camadas de gelo no Atlântico Norte e as temperaturas despencaram," disse o Prof Higham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário